quinta-feira, março 06, 2008

Texto de Pedro Bial no BBB

Confesso que gostei e que fiquei admirada com o texto do jornalista Pedro Bial aos BBBs no dia da eliminação da Juliana. É isso aí. Não existe mocinho e bandido. Não existe totalmente bom ou totalmente mau. Somo seres humanos e erramos e acertamos todos os dias. Ponto final!

"Você sabia que estava jogando todas as cartas, todas as fichas. Você disse na última entrevista, antes de entrar: "Quero fazer parte do laboratório". Pois bem... Suas preces foram atendidas!

Acho que a leitura aí dentro da extraordinária biografia de Nelson Rodrigues, escrita por Ruy Castro, lhe influenciou de forma profunda. Hoje, Nelson Rodrigues é tudo o que ele rejeitava. É uma unanimidade, o maior dramaturgo de nossa história, etc e tal.

Em vida, Nelson foi atacado: imoral, pornógrafo, subversivo e reácionário ao mesmo tempo. Nelson Rodrigues, que resumiu assim a luta da vida e da obra dele: "A razão é todo um maravilhoso esforço; toda uma dilacerada paciência; toda uma santidade conquistada, toda uma desesperada lucidez". Isso no Brasil, provavelmente o país mais irracional do mundo.

Nessa edição do BBB, há uma dúvida central. Será que não há vilões dessa vez, ou será que são todos vilões? Só o sombra sabe o mal que se esconde atrás dos corações humanos. É cruel, é bem cruel, dizer verdades na cara de alguém, de qualquer um. E é também, cruel, muito cruel, isolar alguém, eleger alguém como um leproso dos tempos bíblicos. A gente não gosta de ver correr o sangue dos inocentes, mas quem é inocente?

A dramaturgia usa do reducionismo para tornar as histórias mais claras. Aí reduz um sujeito a vilão, o outro a mocinho, e assim a gente entende melhor as histórias. Só que nessa nova dramaturgia dos realitys shows, inventada e reinventada a cada dia, a propósito, por vocês, vocês muitas vezes se auto-reduzem a esses clichês: mocinho, bandido, do bem, do mal. Não, não!

Voces são muito mais complexos do que personagens. Vocês são indivíduos, com todas a complexidade que isso implica... Cheio de incoerências, de contradições, de buracos negros, de supernovas. Quem quiser ver, pode ver. Quem quiser olhar, é só dar uma espiadinha".

8 comentários:

rodrigo disse...

p-e-r-f-e-i-t-o

procurei esse texto e encontrei aqui é excepcional

perfeito

adorei

Anônimo disse...

olá, pedro Bial, estou acompanhando o seu programa BBB9, estou gostando muito, mas ontem foi horrivel, você disse no início programa "a disputa apertada", após falar com a senhora da casa chorando o placar quando voce detalhou não condiz com a realidade, portanto, deve ser revisto, ou seu programa pode ser arruinado, está sendo motivo de chagota aqui fora, Você não precisa Disto, é muito Competente, verifique, grato, Felicidade a te.

Ana Barbara disse...

Olá querido. Este blog não é do Pedro Bial. Postei um texto dito por ele no BBB do ano passado. Mas obrigada pelo comentário. Seja muito bem-vindo aqui.
Abs

Almeida disse...

Olá,
Eu sou uma que adora garimpar bons textos na rede, parei aki e me deparei com esse. Adorei. Quem disse que bbb não é cultura é pq nunca ouviu o Bial digamos assim.... (praticamente proclamar seus textos com sua voz perfeia)as terças.
parabéns!
San

cláudia disse...

é maravilhoso saber que não sou a única que gosta de ler bons textos e compartilhar isso na net é realmente incrível.
Sou fã de Pedro Bial desde que ouvi o cd onde ele declama filtro solar, fiquei encantada e comecei a buscar novos textos.
parabéns pelo seu blog e tchauuuuuuuu

paulo disse...

oiiiiiii bial adoro vc sendo apresentador desse programa estou aqui para lhe fazer um pedido na terça-feira na hora da eliminação mostre pra eles que nos aqui fora estamos vendo tudo eles estão muito equivocados pelas coisas que dizem la dentro inclusive o pessoal da casa de luxo vc sabe de quem estou falando um forte abraço e fique com deus

Roberto Magalhães disse...

pedro bial era admirador n 1 seu depois que vce começou como apresentador deste bbb,cara vce me decpcionou e e todo os brasileiros,cara sai desta,vce tem talento,vce tem historia,vce quem fez o documentario da queda do muro de berlim e muito mais,na verdade que manda em vce é a rede globo,vce não tem vontade propria,como apresentador desta imundicia que é o bbb,onde vce chama de heróis vagabundos,prostitutas,lesbicas,gays,cara cade seu valor??Heróis são milhares de brasileiros que tem um prato de comida por dia,Heróis são pessoas voluntarias que estao ajudando o povo necessitado,Heróis são crianças e adultos doentes porque não tiveram uma vida saudavel e digna,Herói é nossa saudosa e eterna ZILDA ARNS,sabe porque não escrevi seu nome com letra maiuscula,porque vce se desvalorizou,fazendo este programa bbb,Cara vce é inteligente,vce tem nome,volta a ser chamado por PEDRO BIAL??
cara estou aqui para qualquer resposta,se realmente se valoriza.
magalhaes-roberto@hotmail.com

Anônimo disse...

ola pedro bial sou sua fa adoro todas suas mensagens e a cada big brodher brasil vc me surpreende.teadoro